Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
16 mai 2008 5 16 /05 /mai /2008 18:38

 


Paris, 10 de maio de 1968.

 

O poeta Paul Celan escreve em sua agenda: “Noite das barricadas”.

 

 

Durante os protestos estudantis, Celan, acompanhado de seu filho Eric, saía às ruas de Paris entoando cantos de protesto ao lado da multidão ávida por mudanças. Seu otimismo durou poucos meses. Em agosto de 1968, os tanques soviéticos invadem Praga, cidade de Rilke e de Kafka. Celan permanece com uma profunda emoção. 

Ele escreve à Gisèle Celan-Lestrange falando sobre este momento: “Os problemas da poesia se colocam para mim com grande acuidade, os acontecimentos – você imagina o quanto eu sou afetado por estes da Tchecoslováquia – me solicitam no meio disso que eu escrevo, disso que eu experimento escrever” (23 de agosto de 1968).    

O poeta procura manter viva a memória das datas.

 

 

15 de maio de 2008.

Partager cet article
Repost0

commentaires